Como limpar a geladeira? 

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, já que é o local onde os alimentos são preparados e armazenados. Sendo assim, uma boa limpeza se torna fundamental para evitar o acúmulo de sujeiras e impurezas que podem gerar problemas sérios de saúde. No caso da geladeira, a atenção deve ser redobrada, pois se não for higienizada com frequência e da forma correta, pode causar muito transtorno.

O leite que respingou, caldos que entornaram, alimentos expostos sem proteção ou mantidos armazenados fora do prazo de validade, tudo isso contribui para deixar a geladeira suja e com mau cheiro, além disso, também podem acabar contaminando os alimentos com germes, bactérias e fungos, aumentando assim o perigo de uma intoxicação alimentar. O risco se torna ainda maior com carnes cruas, que podem espalhar bactérias muito perigosas.

Portanto, uma limpeza correta evita muitos danos para a saúde, além de conservar melhor os alimentos e o próprio aparelho. Por isso, é importante saber quais são os produtos certos para limpar a geladeira, já que ninguém quer sentir gosto e cheiro de produtos químicos na comida – sem contar que eles também podem infectar os alimentos. Para não correr mais esses riscos e fazer uma boa higienização em sua geladeira, confira a seguir um passo a passo, as explicações e as dicas das personal organizers Weridiana Alves e Tatiana Melo, e saiba como limpar esse eletrodoméstico de forma correta e prática.

Passo 1: Desligue a geladeira e retire todos os alimentos

Antes de mais nada, é preciso desligar a geladeira para não correr o risco de acidentes durante a limpeza. Com ela desligada, retire todos os alimentos do seu interior e aproveite para jogar fora tudo o que estiver com o prazo de validade vencido. “Para garantir a higienização correta e a organização perfeita, retire primeiramente os itens da prateleira abaixo do congelador e das prateleiras superiores, pois são itens que precisam de maior refrigeração”, explica Tatiana. Aqui, uma boa dica é usar uma caixa de isopor com gelo para colocar todos esses alimentos que exigem maior refrigeração. Assim, você evita que eles fiquem expostos à temperatura ambiente e estraguem.

Além disso, Tatiana também faz uma recomendação para antes da limpeza: “se a sua geladeira não for Frost Free, aguarde o descongelamento completo”. Weridiana acrescenta que “é importante aguardar pelo menos uma hora, se o dia estiver bem quente, e até três horas nos dias mais frios, para a limpeza total da geladeira e congelador. Assim, sem a presença do gelo, a

limpeza ocorrerá mais rapidamente e com precisão, evitando danificar a geladeira”.

Passo 2: Retire as prateleiras e gavetas para limpar

Comece a limpeza pelas prateleiras, gavetas, suportes para ovos e outras superfícies removíveis em geral. Tire-as da geladeira e lave bem com água e detergente na pia. “Se forem muito grandes e a sua pia pequena, podem ser lavadas no tanque. Enxugue bem antes de voltar e coloque-as no lugar”, orienta Weridiana. Além disso, fique atento a mais uma dica importante: não lave as prateleiras de vidro com água quente, pois o choque térmico pode estilhaçar o vidro. Sendo assim, use água fria ou remova a prateleira e deixe-a em temperatura ambiente por algum tempo antes de começar a lavar.

Passo 3: Limpe o interior da geladeira

Agora, é a vez de limpar o interior do eletrodoméstico. Nessa parte, é bom evitar usar sabão e detergente, porque os alimentos podem absorver o cheiro. “As paredes interiores da geladeira e do congelador também devem ser limpas depois de retirado todo o gelo. Limpe com pano umedecido em água limpa, com algumas colheres de vinagre, que ajuda a tirar os cheiros desagradáveis e ao mesmo tempo desinfeta”, ensina Weridiana. A profissional também recomenda limpar a borracha da porta: “lave-a com detergente, seque bem e devolva-a no lugar”.

Passo 4: Deixe a geladeira secar bem antes de religar

O último passo não tem mistério. É só esperar a geladeira secar bem e depois ligá-la novamente na tomada e recolocar os alimentos. Mas Weridiana nos lembra um detalhe importante: “não esqueça de voltar o botão para a temperatura mais indicada para o perfeito funcionamento da sua geladeira”.